Arnica - Para o que serve?

A planta curandeira conhecida como arnica é muito popular, porem também objeto de varias confusões, tanto na tradição falada como na escrita.



Esta bagunça não é só nossa e nem só de hoje. Para alguns, arnica é toda planta que tem flores amarelas; ou então é considera-se arnica toda planta que se usa para afomentar machucados. Um livro espanhol diz: 

“Enfim, qualquer planta desta família, de modo que suas flores sejam amarelas, pode passar pela arnica e pelo chão de qualquer país, sino em outros países europeus. Ao mesmo tempo, a persuasão do povo é tão firme que irrita quando nega a verdade aos seus habitantes locais e ao dizer que sua arnica não é arnica não, é muito menor..”

A arnica a que se baseia os livros estrangeiros e também os nacionais, é a que os botânicos conhecem como Arnica montana, da família Compositae. 

É uma planta regional européia e não há informações que existam espontâneas ou cultivadas em nossa região. Uma informação importante e que mostra-se praticamente em todos os livros educacionais, é que ela é tóxica, e por isso seu manuseio está condicionado à orientação médica.

 Dito isto é usada, por exemplo, para problemas do coração, derrames e vários outros. Seu uso mais conhecido é externo. Assim diz uma bibliografia nacional:

 “A raiz, as folhas e, sobretudo, as flores desta planta, tem varias substâncias, no qual se destaca a arnicina, abortiva e veneno enérgico, que torna perigoso ser usada por pessoas que não sabem manuseá-la.”

 Atualmente o seu uso está limitado principalmente aos golpes, quedas e contusões de qualquer natureza. Um dos nomes antigos da arnica é tabaco das montanhas. Tabaco, porque suas folhas secas eram fumadas como substituto do fumo. 

Das montanhas, porque falava que crescia conforme ao pé das montanhas, onde as quedas e respectivos arranhões eram mais recorrentes. 

Entre as plantas que no Brasil tem o nome de arnica está ligada a erva-lanceta, Solidago chilensis (S. microglossa), que usa-se muito contra machucados, quedas, contusões, derrame de sangue interno, hemorragias. A arnica brasileira tem sobre a arnica européia a vantagem de não ser tóxica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

How to stop feeling like a loser

loading...