Arruda - Nome cientifico Ruta Graveolens - No que ela pode te ajudar?

ARRUDA

A arruda é uma planta bem popular da maioria da população. Quanto mais nós a estudamos, tanto mais se fica em dúvida se deve divulgá-la, escrever sobre ela, ou não.

É que trata-se de uma planta muito forte, de poderes positivos, porem também muito negativos. Por isso, de um lado seria melhor se não fosse divulgada, conhecida. 

Porem, como já é bem popular, é necessário chamar atenção sobre ela, para prevenir aqueles que não a conhecem o bastante, e a usam sem precaução. 

Muitos autores nem a colocam em seus livros de plantas medicinais, alguns outros a colocam entre as plantas mais tóxicas; mas a maioria previne que se deve usá-la com muita cautela.

 




A arruda vem do Mediterrâneo, e espalhada hoje por todo o mundo. É popular desde a antiguidade e dela foram feitos os mais variados usos.

Pelos livros é indicada em uso interno essencialmente para extinguir vermes intestinais, mas também para outros males, porém sempre em doses minimas, de preferência sob cautela de uma pessoa autorizada.

A arruda é essencialmente perigosa para gravidas, pois doses demais podem provocar aborto e mesmo a morte. No uso externo é indicada sem problemas nenhum para combater piolhos, lavando-se a cabeça com o liquido dela ou utilizando um sabonete de cuja composição faz parte.

É muito usada também para sarna e para lavar feridas, onde ajuda com a cicatrização. As folhas da arruda têm uma cor verde-azulada e as flores são amarelas. Uma individualidade muito notável da arruda é seu cheiro forte, penetrante e inconfundível.

Eventualmente é por causa desse odor forte e até certo ponto desagradável, que se atribuíram sempre à arruda propriedades mágicas, além das medicinais. Esta crença existe até hoje entre o povo, e por isto é tão comum encontrar um pé de arruda junto das casas, das quais afasta os males.

E é bem comum também usar um raminho de arruda por trás da orelha para a mesmo objetivo. Este cheiro forte afeta não somente as pessoas, mas também os bichos. Por isso a arruda é amplamente usada como repelente para pragas, desde insetos até cobras.

Em resumo, se pode dizer: se você não tem vermes ou piolhos lhe incomodando, e não cre em suas propriedades mágicas, esqueça a arruda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

How to stop feeling like a loser

loading...