Beldroega, baldroega, onze-horas e salada-de-negro (nome cientifico Portulaca oleracea)

BELDROEGA

A beldroega é planta e também é alimentícia, medicinal e ornamental. É popular e usada desde a antiguidade até hoje.



Existe de forma natural ou cultivada em todos o mundo. Infelizmente caiu em desuso em muitos lugares, porem, por ser poderosa, deve ser mais conhecida e utilizada.

Além de beldroega, existe nomes comuns, como caruru-de-porco, bredo-de-porco, ora-pro-nobis, salada-de-negro, caaponga, porcelana, verdolaga, beldroega-pequena, beldroega-vermelha, beldroega-das-hortas; em espanhol verdolaga.

Seu nome científico é Portulaca oleracea, da família Portulacaceae. Em livros de plantas ornamentais se encontra uma beldroega com flores longas, amarelas ou vermelhas, que a tornam própria para cobrir canteiros.

Sendo como alimento a beldroega foi bastante usada desde tempos antigos na Índia e Extremo Oriente, sendo trazida na Europa na Idade Média, e continua sendo coletada no estado silvestre em varias regiões, inclusive no Brasil.

A beldroega é rica em proteínas, vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo e ferro. Ao longo dos séculos foi usada na cura do escorbuto. Um livro bem atual diz: 

“Las hojas se cocinan como verdura, se embuten en vinagre, se añaden a salsas y ensaladas.” Como planta medicinal é recomendada em muitos livros. Exemplo:

“É mucilaginosa, diurética, laxativa, vermífuga e antiescorbútica. Em outros tempos foi muito empregada no combate às doenças do fígado, hemoptises e cólicas nefríticas. É também vulnerária.” Num livro argentino vem esta indicação:

“Es planta diurética, refrescante, purgante y vermífuga. La infusón de las sumidades se usa para combatir ciertas enfermedades de las vías urinarias y hepáticas. Además, se puede utilizar como ensalada.”

A informação mais atual e talvez a mais importa vem num livro de 1996: “Investigaciones recientes han demostrado que Portulaca oleracea es una fuente rica de ácidos grasos omega-3, que se consideran importantes para prevenir ataques cardíacos y fortalecer el sistema inmunológico.”

Se estes estudos se confirmarem, vai ser necessário cultivar beldroega em larga escala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

How to stop feeling like a loser

loading...