Calêndula ou Margarida (Calendula officinalis) - Qual o seu uso?

CALÊNDULA 

A calêndula é uma planta não muito popular pela nossa população brasileira. No entanto ficou famosa em outras eras, utilizada de maneiras variadas e objeto de histórias e lendas.





Até hoje se fala dela em vários livros sobre plantas medicinais, cosméticas e ornamentais. De nome científico Calendula officinalis, da família Compositae.

Vem de origem do sul da Europa. O que primeiramente notasse é a cor amarela a alaranjada de suas bonitas flores. É cultivada para produzir flores de corte, prestando-se também para bordaduras e para formar maciços em canteiros.

Em 1551 disse um autor: "Alguns a usam para pintar seu cabelo de amarelo... não estando felizes com sua cor." E já no século XII se recomendava olhar para a planta para melhorar a vista, aliviar a cabeça e trazer felicidade.

A calêndula também tem seu uso na cozinha. As pétalas podem ser tomadas frescas em saladas. Porém, mais usadas pra dar uma cor de açafrão e um leve gosto picante ao arroz, sopas de peixe e de carne, queijo, manteiga, bolos e pães doces.

Seus melhores usos é na cosmética, onde é utilizada em cremes e loções para peles sensíveis e impuras, produtos pós barba e pós depilação, xampus, condicionadores capilares, sabonetes, no combate da acne e na prevenção e tratamento de assaduras de crianças.

Ainda é protetor da radiação ultra violeta. Medicinalmente é anti-inflamatória e tem qualidade de uso cicatrizantes, sendo utilizada para ulcerações da pele e ferimentos, queimaduras suaves, queimaduras do sol.

É também utilizada para diminuir cólicas, dores de estômago, resfriados e até tuberculose. Nos séculos XVII e XVIII foi tão estimada para o tratamento de grande quantidade de doenças, que os herboristas deviam ter sempre à disposição tonéis da mesma.

Por fora foi usada como verrucária, quer dizer para tirar verrugas, e até meados do século XIX, como "herba cancri", foi um conhecido remédio contra o câncer, caindo depois no desuso.

Até hoje, pessoas rurais usam as flores da calêndula como barômetro: se as flores depois das 7hs da manhã ainda estão fechadas, anunciam chuva; se abrem entre as 6hs e as 7hs, prometem um dia ensolarado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

How to stop feeling like a loser

loading...