Camomila( Matricaria chamomilla), Cura alguma coisa? O que ela trata?

Camomila (Matricaria chamomilla), Cura alguma coisa? O que ela trata?




Temos nesta planta curandeira um ima das de uso bem populares. De tão popular e simples corre o perigo de, no fim, não ter conhecimento mais sobre certamente para que, afinal, é indicada. 

De nome científico: Matricaria chamomilla. Conhecida também por camomila-dos-alemães, camomila vulgar e maçanilha, e se difere da camomila-romana ou camomila-nobre, que é outra planta, de nome científico Anthemis nobilis. 

A camomila é uma erva que tem de ser semeada todo ano. Chega a cerca de 1/2m de altura, com folhas muito distribuída, flores com uma cabecinha amarela, oca, e pétalas brancas ao redor. O que se aproveita é esta cabecinha, que tem um odor representativo próprio da camomila e inconfundível.

 A camomila é indubitavelmente uma das plantas mais utilizadas em vários lugares e desde tempos das eras antigas. Já era apregoada por Dioscórides, médico grego do exército romano de Nero. Em sua obra ‘Matéria Médica’ que repassa o conhecimento: 

“As raízes, as flores e, em suma toda a erva, têm a força de esquentar e afinar. Motivam a menstruação, o parto, a urina e também a pedra se bebem ou o doente se senta sobre seu cozimento. Dão a ingerir contra as ventosidades e contra a doença ilíaca. 

Curam o amarelão e as enfermidades do fígado. adequá-se seu cozimento de muito útil fomentação contra doenças da bexiga.” Comparando estas indicações antigas com a atual, vemos que essencialmente são as mesmas:

 “A camomila é sedativa, antinflamatória, analgésica, atua contra cólicas do estômago e do intestino e também incita a menstruação.” Além das varias funções medicinais tem a camomila também funções cosméticas, como diz, por exemplo, o mesmo livro de Dioscórides, agora atualizado por Pio Font Quer:

 “A flor da camomila se usa também para deixar ruiva o cabelo ou para conservá-lo desta cor. Para isto se recomenda a infusão concentrada da camomila.”

Deixo aqui tambem um podcast muito interessante sobre o tema 'Camomila acalma?' do Naruhodo, um podcast muito interessante:



Depois de ter escutado este podcast vou deixar também um vídeo sobre a curiosidade sobre a camomila:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

How to stop feeling like a loser

loading...