Capim-Cidró(Cymbopogon citratus) - Pra que serve?

CAPIM-CIDRÓ
  


Erva medicinal é bem popular do nosso povo, bem cultivada e utilizada. Conhecida pelos nomes de capim-limão, capim-cidreira, capim-santo e outros. 

De nome científico: Cymbopogon citratus, da família Gramineae. Os germânicos e os ingleses a conhecem por capim-da-febre, expondo a sua principal individualidade que é a de curar a febre. 

Nas leituras mundiais é conhecida por “lemon grass”, que cé igual ao nosso capim-limão. Como seu nome diz, é um capim que cresce em touceiras fortes, até cerca de 1m de altura. A touceira é desenvolvida por numerosas brotos, que fazem que ela cresça bem rapido.

 Não se vê floração e com isso também não há sementes. A reprodução é feita facilmente multiplicando as touceiras, formando cada broto uma nova mudinha

Como é fácil de reproduzir e porque as touceiras são grandes e com firmeza enraizadas, o capim-cidró é muito plantado em lavouras, ao longo das curvas de nível, para não causar erosão e ao decorrer de rodovias para segurar os barrancos, de onde chamada ainda o nome de chá-de-estrada. 

 O capim-cidró tem um odor individualístico e bem agradável, que lembra o do limão, a melissa ou erva-cidreira, isso explica seus nomes comuns. Industrializada se extrai dele um óleo essencial, que é utilizado em perfumaria e produtos farmacêuticos.

 Existem estudos que provam que tem propriedades inseticidas. Como planta terapêutica tem vários utilizações. De inicio, é um chá que, por seu gosto, é bem agradável de beber, tanto quente ou frio. Muito usado adicionado ao chimarrão. 

É digestivo, calmante, sudorífero, febrífugo, bem utilizado também contra dores musculares e gases intestinais. Sabe-se também que abaixa a pressão sanguínea, recomenda-se cuidado aos que tem pressão baixa. 

 No decorrer da desidratação da folha se perde em grande parte o aroma do capim-cidró. Com isso, bom mesmo é ter um pézinho plantado em algum espaço no seu quintal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

How to stop feeling like a loser

loading...