Cardo-Mariano(Silybum marianum) - Como curar a Hepatite?

Cardo-Mariano(Silybum marianum) - Como curar a Hepatite?




Somente algumas conhecem o cardo-mariano. No entanto ela é o tipo de planta muito medicinal e muito ornamental.

 Isso com certeza deveria ter mais atenção da mídia, mais plantada e mais usada. É uma planta que da uma vez ao ano, que se reproduz com facilidade por sementes, são produzidas em larga escala, porem um tanto difíceis de ser colhidas nas cachopas muito espinhentas, igual às da alcachofra.

 De nome científico Silybum marianum, da família Compositae (Asteraceae). Tem folhas grandes, onduladas, de bordos espinhentos, de cor verde, rajadas de branco.

 Entre as folhas ergue-se uma haste longa, algumas vezes ramificada, que finaliza na cachopa espinhenta com flores lilases.

 O valor ornamental desta planta está muito bem resumido nesta citação:

 “Existen algunas plantas anuales que, aunque merece la pena cultivarlas, son poco conocidas y es dificil encontrar sus semillas. Entre ellas está una de características llamativas, Silybum marianum, el cardo mariano o cardo lechal”. 

O alto valor medicinal do cardo-mariano já foi reconhecido na antiguidade e hoje é cada vez mais estudada. 

Os romanos já a usavam pelo menos no primeiro século depois de Cristo, como atesta Dioscórides, médico grego do exército de Nero. O reconhecimentos atuais do valor medicinal desta planta se vê muito bem no que diz um livro publicado em 1990 por 2 médicos ingleses. 

Quando tratam da hepatite, afirmam:

 “O cardo-mariano comum tem silimarina, um dos remédios hepáticos mais eficazes conhecidos,”

 Em pesquisas com o ser humano, a silimarina demonstrou ter efeitos positivos superiores na cura de várias doenças, inclusive cirrose, hepatite crônica, infiltração gordurosa do fígado (induzida por produtos químicos e álcool), colestase subclínica de uma gravida e inflamação da vesícula biliar.

Beber o chá do cardo-mariano que se faz com as sementes, trituradas ou inteiras, e as folhas. Estas também devem ser usadas em saladas. São muito vigorosas. Porem a única dificuldade é retirar os espinhos, muito agudos, ao longo de todo o bordo da folha, bem ondulada.

Aqui um vídeo, porem esta em espanhol, para você melhor entender a planta:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

How to stop feeling like a loser

loading...