Eu tenho depressão? entenda a doença, você nao esta sozinho, PROCURE AJUDA.


(Depressão é um assunto sério, então compartilhe nas suas mídias sociais esta matéria, você pode estar ajudando um amigo sem saber)

Costumamos a incumbir a depressão à tristeza, porem é necessário ter o entendimento que ela vai muito depois disso.
Se sentir tristonho, se sentir um merda por um período, faz parte da vida. Mas se o vazio que sentimos, a desconsolação e a descrença são permanentes e pode ser inicio de depressão.


A tristeza é um sensação temporária, e quando uma pessoa está bem triste é capaz de lidar com estímulos de bem-estar. Contudo, uma pessoa que esta em estado depressivo vai ficar triste por longos períodos e os afazeres que normalmente são prazerosos  não vão despertar nenhum interesse mais na pessoa que o pratica.

O sentimento de falta de poder e controle em relação a própria vida, a visão negativa de tudo e a indiferença em conflitos e confrontos são características a condutas depressivas.



A depressão é uma doença que solicita um tratamento, pois impede o dia-a-dia da pessoa(no caso você que busca ajuda para se livrar disso) e danifica prontamente na sua vida.
Varias vezes a família, amigos ou aqueles ao nosso redor, não tendo o conhecimento da doença, resistem de maneira ofensiva e afobado, lamentavelmente deixando pior a situação da doença e fortalecendo a baixa autoestima da pessoa.

São vários os tipos de transtornos de depressão e eles são:

Depressão Superior:

Mostra-se sintomas rigorosos que influenciam na eficiência de trabalhar, dormir, estudar, comer e usufruir da vida. Isto se da a ocorrer somente uma vez na vida das pessoas, mas seguidamente tem acontecido mais de uma vez na sua vida.

Depressão Perseverante:

Um individuo diagnosticado com depressão persistente vai ter ocorrências de depressão maior juntamente com sintomas menos graves, porem os sintomas da depressão vão durar por dois anos(media).



Um pequeno numero de formas de depressão são levemente diferentes, ou vão se aumentar sob situações únicas:

Depressão de Psicose:

Se refere quando o individuo tem depressão muito forte, seguida de algum tipo de psicose, bem tal como falsas crenças, uma violação com o que é real no dia a dia ou delírios, escutar coisas que as outros indivíduos não escutam ou veem.


Depressão após ter um bebe:

Aqui temos uma depressão muito forte que varias mulheres tem após o parto, elas sofrem alterações hormonais e físicas e a atual responsabilidade de cuidar de um bebe pode se tornar uma angustia muito forte. Acredita-se que de 10 a 15% das mulheres tem com depressão pós-parto.



Afetuoso Distúrbio Sazonal (SAD, em inglês: Seasonal Affective Disorder): 

Descreve-se pelo surgimento da depressão no decorrer dos meses de inverno, quando temos menos luz solar. Esse exemplo de depressão ausenta-se no decorrer da primavera e o verão. O SAD tende a ser tratado com a tratamento da luz, porem quase metade dos indivíduos que sofrem com ela não melhoram somente com este tipo de tratamento. Antidepressivos e psicoterapia tendem a auxiliar e diminuir os sintomas sendo aplicados sozinhos ou em turma com a terapia da luz.


Transtorno de Bipolaridade ou depressivo maníaco:

Não sendo tão comum como a depressão maior ou o transtorno depressivo persistente. O transtorno bipolar é característica pelo ciclo de mudar de humor pros dois extremos. De um humor altamente elevado para sentimento de lixo.



A depressão é um intenso de risco para suicidar-se.
As reflexões desespero e desanimo que causa depressão vai levar-te a crer que o suicídio é a única solução de sair da dor.
Pensamentos de morte ou suicídio são sintomas graves da depressão. Não se trata apenas de um sinal de alerta.
Pensar me suicídio é um grito de S.O.S!

Um ser humano que está cogitando o suicídio costuma dar varias pistas ou sinais para as pessoas que convive, apesar de estes sinais tendem ser sutis. A antecipação do suicídio inicia em reconhecer os sinais de alerta e levá-los muito a sério.

São sinais de suicídio:
Temas ligados sobre mortes violentas;
Expressões regulares de desesperança;
Uma agonia incomum com a morte;
Comportamentos de forma descuidados, como se tivesse um pedido de morte (por exemplo, dirigir sem se preocupar com as consequências);
Ligar pelo telefone ou fazer visitas para pessoas para dizer adeus;
Falar coisas como “todo mundo iria melhor sem mim” ou “eu quero sair”;
Alteração do nada de estado depressivo para calmo e feliz.



Conversar com alguém sobre cogitações suicidas pode ser um desafio, porem se você não tem certeza se alguém é suicida, a melhor maneira de se descobrir é: pergunte!

Nunca deixe de se comunicar com alguém que você acredita ter pensamentos suicidas.

Não é incomum para os jovens se sentirem um lixo ou fracassados. A adolescência é cheia de momentos de agonia, com as varias mudanças físicas, emocional, psicológica e social que acompanha esta clico da vida.


Dificuldades na escola/universidade ou expectativas familiares vão desencadear um forte sentimento de rejeição e vai levar a uma profunda decepção. Na ocasião que as coisas vão muito ruins na escola/universidade ou em casa, os adolescentes varias vezes reagem de forma exagerada. Vários jovens sentem que a vida não é justa. Sentem-se “estressados” e bem confusos. 


Para “piorar” a circunstancia,  o adolescente é bombardeado de contradições dos pais, amigos e sociedade. Entretanto, os adolescentes precisam de orientação dos adultos para entender todas as alterações físicas e emocionais nas quais estão passando ou vão passar.
No momento em que o humor de um jovem passa a sentir afetar a sua capacidade de desempenho no dia-a-dia, isto pode mostrar um grave problema de depressão.



Ao passo que alguns jovens deprimidos parecem tristes, vários outros não demonstram o mesmo sentimento. Contudo, irritabilidade, é constantemente o sintoma que predomina no jovem deprimido.

Este adolescente vai ser agressivo, mal humorado, ou naturalmente o seu temperamento vai ser uma bomba. Dores incompreensíveis também será sintomas comuns de depressão em adolescentes.

Caso não seja tratado, o jovem depressivo vai ter dificuldades em casa e na escola/universidade, com transtorno de usar drogas, auto aversão, e até mesmo desfortunios irreversíveis, tais como violência homicida ou suicida.

Normalmente, os homens são bem menos dispostos a buscar qualquer tipo de ajuda. Isso porque eles creem que são mais fortes, auto-suficientes, capaz de controlar a dor e assumir o controle dos acontecimentos.

Com isto vai se tornar mais difícil para os homens a identificarem que tem qualquer problemas de saúde, e muito menos uma adversidade de saúde mental.
A depressão é uma situação muito séria e comum que não ira por si só. É como se o individuo tivesse um braço quebrado ou um profundo corte no seu pé. Ela não iria esperar curar sem assistência médica. O mesmo acontece com a depressão.



Em homens, as manifestações físicas da depressão são bem mais simples de serem reconhecidas bem como sentimento de cansaço ou perder peso, do que em mulheres. Os homens vão mostrar maior irritação ou raiva, em vez de reconhecer os sentimentos de auto-aversão e descrença.
Todas as pessoas sentem o  ‘down’ casualmente, porem se você se sente triste, de mau humor, irritado ou inábil de descansar ou concentrar-se por mais de 2 de semanas, pode ser que você esteja com vestígios de depressão. Você também pode deixar o interesse no serviço, esporte, sexo e outras afazeres que considera prazerosa.

Outros sinal de depressão em homens envolvem agressão, violência, comportamento descuidado e abuso de drogas ou álcool.
Em homens, a taxa de suicídio é bem maior que nas mulheres, particularmente em homens mais de idade avançada.
Isso ocorre mesmo que as taxas de depressão nas mulheres são 2 vezes maisaltas que nos homens.

Existem diversos tipos de depressão, e não é fácil reconhecer logo no começo por qual delas está acontecendo com você ou conhecido, pois cada caso é um caso. No entanto, existem alguns fatores de risco mais conhecidos nos homens. 



Mas a good news é que existem atitudes que você pode tomar para derrotar a depressão. A principal delas é achar um profissional de saúde para um diagnóstico e tratamento adequado.

A depressão impacta 2 vezes mais mulheres que homens. Próximo de um quarto de todas as mulheres sofrem de depressão em determinado momento de sua vida. Esses dados são em parte apropriados às mudanças biológicas que as mulheres passam em diferentes momentos da vida, bem como queda nos níveis de estrogênio depois do parto ou com o criação da menopausa. A mulher vai ser mais suscetível à depressão ao longo de sua vida, como no decorrer da gravidez ou até mesmo em variadas fases do seu ciclo de menstruarão.

A depressão age de maneira diferente nas mulheres que em homens. Contudo seja de suma importância ficar atenta a todos os vestígios de alerta que agreguem a depressão, alguns sintomas específicos são mais dispostos a abalar as mulheres, neles estão:
Apetite aumentada de forma drástica
Problemas para dormir
Aumentar demais o seu peso corporal

As mulheres são também tem mais tendências a sofrer de transtorno afetivo sazonal.

A depressão em mulheres vai também ser vista por demais problemas como a ansiedade ou desordens alimentar.



Existem possibilidades de estar deprimido se, ao longo de 2 semanas, você se sentiu um lixo, para baixo ou deprimido a grande parte do tempo, ou se perdeu o interesse ou prazer em atividades rotineiras, e também experimentou vários dos sinais e sintomas através de pelo menos três dos tipos em seguida.

Indispensável relembrar que todos nós já sentimos alguns destes sintomas ao decorrer da vida, e isso não necessariamente quer dizer que você esteja deprimido. Do mesmo jeito que, nem todo mundo que está agonizando de depressão terá todos esses sintomas.

Comportamental

Não sai mais de casa
Não é mais proveitoso no trabalho/escola
Se afasta da família e amigos
Exagera no álcool e sedativos
Padeceu de lado ofícios habituais e prazerosas
Inapto de ficar concentrado

Pensamentos

Eu sou um fracassado
Tudo é culpa minha
Só me acontece coisas ruins
Eu não presto pra nada mesmo
A vida nunca valeu a pena se viver
As pessoas nem devem sentir a minha falta

Sentimentos

Sobrecarregado
Culpado
Irritável
Frustrado
Falta de confiança
Indeciso
Infeliz
Triste

Físicos

Esta cansado o tempo inteiro
Fica sempre doente e pra baixo sem querer melhorar
Dor nos músculos e dor de cabeça constante
Intestino trabalhando de forma irregular
Não consegue dormir direito
Mudou o habito alimentar
Mudou demais o peso corporal
Não consegue se concentrar direito



A classificação listada não ira lhe oferecer um diagnóstico, mas vai proporcionar e guiá-lo a uma visão do todo de como você está se sentindo.

O objetivo é ajudar a pessoa a encarar o adversidade da depressão buscando entender a raiz do problema, compreendendo que todo caso é um caso. Assim sendo, todo paciente ganha o tratamento de acordo com a importância de sua doença.

O método de tratamento para a depressão inclui intervençao medicamentosa, socioterapia, grade de obrigações terapêuticas e instalações primorosos para propiciar o ambiente terapêutico mais agradável para refazer o projeto de vida, reconquistar a autoestima, a positividade e a esperança de ter a melhor vida que você sonha em ter.

A depressão não é fragilidade. Não é uma falha de caráter. Não é apatia. A depressão não é sua transgressão. Não é falta humor.
É um distúrbio de humor!


Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos e parentes, este assunto precisa ser divulgado


Por fim, deixo um video que achei bastante interessante que achei no YouTube: Programa Kátia Toca Você na Rádio #10 - Depressão: o novo mal do século




Nenhum comentário:

Postar um comentário

How to stop feeling like a loser

loading...