Período fértil - Todas as duvidas retiradas aqui


-Indícios de período fértil-

O fator principal do inicio de período fértil é a intensificação da secreção vaginal, 

Photo by Suhyeon Choi on Unsplash


porem existem outros que aparecem quando o óvulo é liberado pelo ovário e vem até as trompas de Falópio, 

estando pronto para ser fecundado pelo espermatozoide e dar começo a gravidez. 

São eles:

Secreção vaginal transparente:

 é o primeira manifestação de que a ovulação e o período fértil esta vindo e, nesta fase, há liberação de um hormônio chamado estradiol, 



que produz bem mais líquido que o normal, como se fosse uma maquina de lubrificação que ajuda a entrada dos espermatozoides no caminho vaginal. 

A mulher vai notar um líquido na vagina semelhantes a clara de ovo crua.

Acne - espinhas: é um dos vestígios que mais naturalmente é notado para as mulheres


 
porque a pele fica um mais oleosa e aparecem pequenas espinhas e cravos, mesmo após a adolescência.

Breve aumento da temperatura: ocorre porque os folículos liberam os óvulos, que adicionam a quantidade de um hormônio chamado progesterona, 

responsável pelo intensificação da temperatura em 0,3 a 0,8ºC , que deve ser medida com um termômetro após acordar, sem sair da cama.

Photo by Bogdan Glisik on Unsplash


Acréscimo da libido e da fome: também acontece pela soma dos níveis hormonais, fazendo assim, com que a mulher sinta-se bem mais atraente e com mais desejo de transar.

Dores abdominais: no alto de todos esses indícios, algumas mulheres podem sentir dores tipo cólicas que aparecem e desaparecem, o que é a prescrição certeira de que está ovulando.

Irritação e instabilidade emocional: a maioria das mulheres ficam com o humor instável e isso pode indicar sintomas do período fértil.



A idade importa só para a mulher?

Não. 

Estudos recentes começam a mudar a percepção de que o avanço dos anos pesa mais para elas. 

Uma pesquisa recente da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, mostra que mulheres de 35 a 40 anos que tentam engravidar com homens da mesma idade tem êxito em 54% dos testes. 

Photo by Elisey Vavulin on Unsplash


Mas, quando os homens são mais novos, perto dos 30 anos, as chances sobem para 70%.

Com o passar do tempo, tanto a quantidade quanto a qualidade do esperma tem alterações. A taxa das células sexuais pode cair até 37% em homens de 50 anos. 

Hoje, a orientação é que o casal procure um médico após seis meses de tentativas frustradas quando as velinhas da mulher somarem 40. 

Photo by Jonathan Borba on Unsplash


A ideia é não perder tempo. Com acompanhamento médico, aumentamos a taxa de sucesso.

O PERÍODO FÉRTIL ACONTECE ANTES OU DEPOIS DA MENSTRUAÇÃO?

O período fértil sempre se inicia cerca de 11 dias depois do 1º dia da menstruação, no caso das mulheres que têm ciclos de 28 dias. (a grande maioria)



Porem, em ditos fisiológicos, o tempo fértil é antes da menstruação, pois primeiro a mulher ovula (período fértil) e depois menstrua. 

Dito isto, também estaria certo dizer que o período fértil se inicia 17 dias antes da menstruação.


Secreção

Durante o período fértil, toda mulher percebe um aumento da secreção na região íntima, que fica mais espeça, elástica e levemente esbranquiçada, bem parecida com uma clara de ovo. 

Photo by Jernej Graj on Unsplash


Isso é um sinal de que o corpo está preparado para a fecundação e essa secreção tem a tarefa de ajudar a chegada dos espermatozoides ao óvulo.

COMO SABER SE ESTOU NO PERÍODO FÉRTIL PARA ENGRAVIDAR JÁ?

Testes de fertilidade

Há testes vendidos em farmácias e drogarias que, assim como os de gravidez, também funcionam com uma amostra de urina. Porem, ele deve ser repetido durante 7 dias, todas as manhãs.

Photo by CDC on Unsplash


Quando a fita mostrar 2 linhas, significa que há alterações no nível de LH na urina e a ovulação está acontecendo.

Outro recurso muito mais preciso é o controle por ultrassom vaginal, feito a cada dois dias a partir do nono dia do ciclo menstrual.

Os exames mostram o dia da ovulação através da medição do aumento dos folículos ovarianos. Quando eles chegarem a determinado tamanho, indicam a ovulação.

Photo by Viviana Rishe on Unsplash


Esses exames são muitas vezes indicados para mulheres em recurso terapêutico para a fertilidade.

Para finalizar sempre gosto aqui de deixar um video, seguido de um podcast interessante, então, segue o video para mais dicas e retirar duvidas:


e abaixo deixo um link de um podcast super interessante sobre menstruação, realmente voces devem escutar pois é muito informativo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

How to stop feeling like a loser

loading...