Como saber se estou grávida?

Primeiros sinais de sintomas da gravidez:

Photo by Christin Noelle on Unsplash

Menstruação com atraso

Vontade de urinar toda hora

Peitos sensíveis, formigando e inchados

"Enjoos matinais", um mal-estar que acontece a qualquer hora do dia

Alteração na cor da pele: escurecimento da aréola (na parte do mamilo), cores de veias escurecendo nos seios, o aspecto de uma linha escura no umbigo que vai até o osso púbico

Photo by Alexa Suter on Unsplash


Querer comer toda hora

Ficar cansada e com sono o tempo inteiro

Caso você estiver sentindo algum desses sintomas, procure o seu médico (obstetra, enfermeira ou parteira certificada) o mais rápido que puder. 

A medida que ele analisa você, será capaz de ver outros sinais que podem comprovar a gravidez, bem como mudanças na cor, endurecimento do colo do útero, batimento cardíaco pré-natal ou mesmo identificar o bebe em uma tela de ultrassom. 

Photo by Kelly Sikkema on Unsplash


Se você estiver grávida, ele também marcará varias consultas pré-natais para você e sua criança terem o melhor inicio possível!

Como saber se estou grávida fazendo teste de farmácia?

Você pode pegar um teste de gravidez na farmácia sem prescrição, que custa menos de vinte reais. Ele pode ter uma haste com a fita dentro ou um pote e a fita separados. 

Photo by Science in HD on Unsplash


Se você ir pelas instruções corretamente os resultados são muito eficientes. O exame pode ser feito dos seguintes modos, conforme as instruções do fabricante:

Urinar direto na fita

Coletar a urina em um recipiente e em sequencia mergulhar a fita no recipiente

Coletar urina em um recipiente e usar um conta-gotas para colocar a urina na fita.

Para se ter certeza de qual método é o correto para o teste de gravidez que você tem, leia com atenção e siga as instruções da bula do produto.

Photo by Mitchell Orr on Unsplash

Em todos os casos é necessário esperar por alguns minutos antes de ter os resultados. 

Eles podem aparecer como uma linha, uma cor ou um símbolo - por exemplo "+" indicando positivo e "-" indicando negativo para gravidez. Testes digitais podem exibir a palavra "grávida" ou "não-grávida".

Os exames de gravidez tendem a ter dois resultados:

Duas riscas: exame positivo, ou seja, você esta gravida

Uma risca: teste negativa, ou você não está grávida ou ainda é cedo demais para que esta gravidez seja detectada.

Dúvidas mais comuns

O que é o hCG?

O hCG, também conhecido como de gonadotrofina coriônica humana, é um hormônio que inicia a ser gerado assim que o embrião implanta-se no útero. 



Conforme a gravidez progride, níveis cada vez mais elevados de hCG vão sendo feitos e lançados na circulação sanguínea da mãe, o que deixa a sua detecção através de exames de sangue ou urina (parte do hormônio é filtrado pelos rins e evacuado na urina).

O Beta-hCG é uma pequena fração da molécula hCG que também pode ser utilizada para doseamento. Tanto o hCG quanto o Beta-hCG podem ser utilizados para o diagnóstico de gravidez.


Teste da água sanitária

De acordo com ditados populares, este teste funciona porque a água sanitária é capaz de reagir com o hormônio beta HCG, assim como o que acontece com o exame de farmácia, levando à formação de espuma. 

Assim, se não existir formação de espuma, o teste é visto como negativo.



No entanto, não existe nenhum estudo que confirme este efeito e, por alguns relatos, a reação da urina com a água sanitária pode levar à criação de espuma mesmo em homens.

Teste da urina fervida

O teste da urina fervida parece ter por base a teoria de que ferver proteínas, como acontece no caso do leite, causa a criação de espuma. 



Uma vez que o hormônio beta HCG é um tipo de proteína, caso a mulher esteja grávida, o acréscimo dessa proteína na urina poderia provocar a formação de espuma, causando um resultado positivo.

Porém, e seguindo a mesma teoria, existem outras circunstancias que também podem aumentar a presença de proteínas na urina, como é o caso da infecção urinária ou das doenças renais.

Photo by Cassidy Rowell on Unsplash


O teste pode também ter uma resposta positiva, mesmo que a mulher não estiver grávida.

Além disso, caso existam sinais de produtos de limpeza na panela onde seria fervido o xixi, também poderia haver criação de espuma pelas reações químicas com o produto, obtendo-se um falso positivo.


Photo by Alireza Attari on Unsplash

E claro, em alguns posts eu sempre gosto de deixar um podcast sobre o assunto, e vou deixar o link de um aqui que achei bem interessante, segue o link para você escutar:


E não esqueça de compartilhar este post nas suas redes sociais



Este trabalho realizado neste post foi pesquisado um compilado nos seguintes sites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

How to stop feeling like a loser

loading...